sexta-feira, 10 de abril de 2009

Fedora 9 - Linux




Fedora 9 - Linux



Última versão é a primeira distribuição Linux KDE 4
e um Live USB
O Projeto Fedora, uma colaboração patrocinada pela Red Hat, apoiada e suportada pela comunidade open source, anuncia o lançamento do Fedora 9, a última versão da distribuição do sistema operacional open source. O Fedora 9 continua trilhando uma tradição de inovações como a distribuição Linux comunitária que oferece features de ponta e continua promovendo qualidade e impacto. A distribuição oferece o primeiro Live USB não destrutivo com persistência, e marca a primeira grande distribuição baseada em KDE 4. Outros destaques incluem melhorias para o Open JDK, e GNOME 2.22, NetworkManager, PackageKit, o instalador Anaconda e o Firefox 3 Beta 5, entre outros.
As imagens Live do Fedora 9 agora podem ser adicionadas a uma chave USB existente, usando um aplicativo Linux ou Windows, sem a necessidade de remover dados, reparticionar ou reformatar a chave USB, resultando num sistema Fedora bootável portátil.
O Projeto Fedora acredita que este sistema Live USB não destrutivo e persistente é o primeiro do tipo no mercado.
A equipe KDE do Fedora, um esforço da comunidade liderado por colaboradores voluntários, integrou o KDE 4 ao Fedora 9. O KDE 4 inclui novos desktop e um painel com vários conceitos avançados, uma ferramenta de busca integrada ao desktop, um novo estilo visual, uma nova API multimídia e um framework de integração do hardware. O Fedora 9 também inclui FreelPA, um novo e poderoso conjunto de ferramentas para administradores de sistemas gerenciarem regras de identidade e fazerem auditorias através de ambientes de computadores misturados.
Essas novas features do Fedora 9 atestam o foco do Fedora em liderar os avanços em software livre e de código aberto.
Os desenvolvedores da comunidade Fedora também integraram o OpenJDK6, uma implementação totalmente open source da Edição Padrão do Java SDK da Sun Microsystems Inc., ao Fedora 9. Esta é uma continuação da inclusão do IcedTea, uma implementação do OpenJDK lançada no Fedora 8, e o comprometimento da comunidade Fedora em oferecer uma implementação de software livre gratuita e estável baseada em OpenJDK.
Em Vila Velha, Estado do Espirito Santo, a Prefeitura e uma grante parte de grandes empresas, tem aderido ao software livre e de código aberto do Linux.
Assim também tem acontecido nas Esferas Ferderais do Governo Brasileiro, e por empresas nos Estados do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário